28 de dezembro: De Conceição da Barra a Vila Velha
Sorte que meu sono é leve, porque acordei com a voz do nosso amigo dizendo no corredor: "Vou levar as malas na moto". Como viemos da Bahia e lá não tinha horário de verão, não ajustei o relógio e estávamos 1 hora atrasados. Corremos com o banho e o com o café e apesar do atropelo, tudo deu certo.
Tchau linda Conceição da Barra
Nosso destino do dia era Vila Velha, a 250 km de distância e onde ficaríamos hospedados por dois dias.
Belo trabalho da Reserva Biológica
Depois de uns 100 km rodados, fizemos uma parada em Linhares, na Estância Gaúcha, pois o calor estava forte e precisávamos de água.
1ª parada em Linhares
Sombra e água fresca
Seguimos viagem e novamente passamos pelo Rio Doce, com aquele sentimento de aperto no coração.
Sol na cabeça
Rio Doce
Um pouco mais de 140 km e chegamos em Vitória, uma grande e bonita cidade, com muito trânsito, lojas imponentes e bem sinalizada.
Vitória - ES
Vitória - ES
Uma bela ponte pedagiada, chamada de Terceira Ponte, nos levou até Vila Velha. Facilmente localizamos nossa pousada, chamada Convento da Penha.
Terceira Ponte
Nos acomodamos, tomamos um belo banho e saímos para almoçar. Um charmoso restaurante nos chamou a atenção e decidimos parar. O restaurante Recanto Sabor com Saúde nos recebeu muito bem e oferecia um belo cardápio de pratos executivos. A comida estava deliciosa, caseiríssima e bem servida.
Delícia de almoço
Almoçamos muitíssimo bem e fomos passear.
Fomos logo conhecer o famoso Convento da Penha - Santuário do Perdão e da Graça.
Localizado em um penhasco com 154 metros de altitude, o santuário foi construído em 1558 e é um dos santuários mais antigos do Brasil, sendo tombado como Patrimônio Histórico Cultural em 1943.
A vista lá de cima é maravilhosa e para chegar até o santuário, há uma boa subida a pé. Vale todo esforço, pois a igreja é belíssima e transmite uma energia muito boa.
Convento da Penha
Belíssima igreja
Vista abençoada
Nas alturas
Santuário
Energia ímpar
De lá fomos dar uma volta na orla da praia, que é maravilhosa, repleta de quiosques e com ciclovia. Paramos na Praia de Itapoã, no Quiosque do Nivaldo, um lugar delicioso, bem estruturado e com uma vista muito bonita.
Esse é famoso
Fim de tarde em Itapoã
Ali ficamos até o fim da tarde e depois paramos na Praia da Costa para tirar umas fotos.
Vila Velha - ES
Praia tranquila
Nós
Retornamos para a pousada para nos preparar para o jantar. O desejo da noite era uma moqueca, afinal estávamos em terras capixabas e não poderíamos perder essa oportunidade.
Ainda mais lindo
Fomos jantar no restaurante Regina Maris, que é referência na culinária capixaba. No cardápio, podemos encontrar vários pratos tanto da comida capixaba quanto da baiana. Sensacional, pois tem pratos e porções bem variadas.
A famosa moqueca de Reginas Maris
Moqueca capixaba é boa mesmo
A moqueca da Regina Maris realmente merece a fama que tem, pois é ma-ra-vi-lho-sa. Caprichada, encorpada e com um tempero delicioso. Aprovadíssima por todos, comemos até rapar as panelas.
Acreditem se quiser, mas a noite estava tão gostosa e a praia tão linda, que ainda paramos na Sorveteria Fioretto para fechar com chave de ouro. Também era despedida do casal de amigos, Eduardo e Ana Maura, que retornaria para casa no dia seguinte.
Vai um sorvetinho?
29 de dezembro: Vila Velha e Vitória
Na ponte novamente
Logo cedo, fomos até Vitória para conhecer a concessionária BMW Brücke Motors. Nossa moto apresentou um probleminha no botão de modo de pilotagem e a concessionária prontamente nos atendeu.
BMW Brücke Motors
A loja é linda, com uma bela boutique, lindos carros e motocicletas.
Fomos convidados para retornar a tardezinha para o happy hour, com food truck de espetinhos.
Problema solucionado
Tudo resolvido, fomos para a praia aproveitar o dia.
Passamos pela Praia da Direita e pela Praia Grande, mas as duas além de estarem lotadas, são praias que os frequentadores tem que levar suas cadeiras e guarda-sóis, como não era nosso caso, procuramos outra.
Praia da Direita
Praia da Direita
Praia Grande
Então continuamos o passeio e escolhemos a Praia Curva da Jurema, repleta de barracas e com uma ótima estrutura para receber os turistas. Nos acomodamos na Barraca Lobinh e por ali ficamos umas boas horas.
Escolhemos a Curva da Jurema
Praia Curva da Jurema
Porção da Barraca Lobinh
No meio da tarde, retornamos para Vila Velha para almoçar e escolhemos a Churrascaria Gramado, um restaurante amplo e bacana. Por lá encontramos um grupo de harleyros, vindos de Americana - SP, quase nossos vizinhos.
Retornando para Vila Velha
Terceira Ponte - bela obra
Almoço na Churrascaria Gramado
Motociclistas marcando presença
Uma observação que acho muito relevante citar, é o fato da ponte que liga Vila Velha a Vitória ser pedagiada e possuir cabines exclusivas para motocicletas. Ótima iniciativa, os motociclistas agradecem.
Cabines exclusivas para motocicletas
Almoçamos muito bem e retornamos para a pousada.
Nos arrumamos para retornar para Vitória e participar do happy da BMW.
Nosso amigo de Vitória
Cortesia BMW
Espetinhos
Ao chegar, fomos convidados a deixar as motos para lavagem e foi ótimo, pois realmente elas estavam precisando de um bom banho. É uma tradição da concessionária, lavar as motos dos clientes enquanto eles se divertem e colocam o papo em dia.
E o dia virou noite
Motos limpinhas
Prontos para a próxima
Fomos muito bem recepcionados tanto pelos funcionários quanto pelos clientes, os quais amarraram um papo com nossos maridos, que quem via de longe, achava que eram todos amigos de infância. Neste clima descontraído e agradável, a tarde de happy se estendeu para a noite. Comemos deliciosos espetinhos do Food Truck Espetinhos do Patrão Gourmet, ganhamos lavagem das motos, trocamos muitas informações sobre viagens e possíveis destinos e fizemos amizades, ou seja, só podemos tirar o chapéu para toda a galera da BMW Brücke Motors pela acolhida e pelo tratamento VIP.
Olha a galera que juntou
De lá, retornamos para Vila Velha e fomos jantar no Fry´s, uma franquia de hambúrguer muito bacana e moderna, com uma ótima proposta, na qual o cliente escolhe seu lanche e pode recheá-lo com verduras e molhos à vontade. Adoramos.
Conhecendo o Fry´s
Muito bem alimentados, era hora de arrumar as malas e dormir, pois a manhã seguinte era dia de pegar estrada cedo.
Estivemos em Vila Velha, de 28 a 30 de dezembro de 2015
Estivemos em Vitória, em 29 de dezembro de 2015
Curiosidades sobre Vila Velha- ES
Distância de Campinas: 926 km
Distância de São Paulo: 867 km
Foi capital do estado até 1549
O Convento da Penha é um dos santuários mais antigos do Brasil
A cidade possui 32 km de litoral
A Chocolates Garoto, localizada na cidade, é uma das 10 maiores fábricas de chocolates do mundo, sendo a maior da América Latina
A Terceira Ponte, que liga Vila Velha a Vitória, é a quinta maior ponte em extensão do Brasil e levou 11 anos para ser concluída. A bela obra é um lugar de grande ocorrência de suicídios
Aniversário da cidade: 23 de maio
Curiosidades sobre Vitória- ES
Distância de Campinas: 933 km
Distância de São Paulo: 874 km
É conhecida também por Cidade Ilha ou Ilha do Mel
Possui 2 portos
É uma das três capitais-ilhas do Brasil, ao lado da maranhense São Luís e da catarinense Florianópolis
Foi considerada pela ONU, a quarta melhor cidade do país para se viver
Nenhum comentário:
Postar um comentário