sexta-feira, 29 de julho de 2016

XXIV Bikefest Tiradentes - MG


Sempre tivemos vontade de participar do famoso encontro de motos de Tiradentes, em Minas Gerais. Mas por ele sempre ser realizado em uma semana normal (sem feriado) e devido a distância, ficava complicado ir. Porém esse ano, nos programamos e tiramos férias no período, combinamos com mais dois casais de amigos, fizemos as reservas na pousada com bastante antecedência e ficamos só na expectativa de chegar o dia.
O Bikefest Tiradentes é um sucesso e para esse ano, o público estimado para circular pelas ruas da cidade entre os dias 22 e 26 de junho, era de 35 mil pessoas.

23 de junho - Quinta-feira


Prontos para mais uma viagem

O dia amanheceu com céu claro, mas fazia frio. Nos encontramos às 7h no Posto Sukão da Rodovia Dom Pedro e em três motos, partimos para Tiradentes.

Uma estrada para nós

A estrada estava boa e sem movimento. Rodamos uns 250 km e fizemos uma primeira parada no Posto Gauchão, na cidade de São Gonçalo do Sapucaí, em MG.
Esticamos as pernas, fomos as banheiro, tomamos café e comemos um pastel mineiro, bem diferente do nosso.

Parada em São Gonçalo do Sapucaí - MG

Pastel mineiro

Seguimos viagem e começamos a encontrar com outras motos perto de Lavras.
Passamos por São João Del Rei e pegamos o caminho para a pousada, que ficava na cidade de Tiradentes, mas bem afastada do centro.

Tiradentes nos espera

Trilha dos Inconfidentes

Estação Ferroviária de São João Del Rei

Beleza de arquitetura e paisagem

Trânsito

Chegamos na Pousada Serra do Ouro e adoramos o visual.
Fizemos o check in, descarregamos as malas, trocamos de roupa e fomos dar uma relaxada na área da piscina, onde ficamos um bom tempo jogando conversa fora.

Pousada Serra do Ouro

Maravilhosa pousada

Motocas descansando

Lagartão e Betão

Mi, Lili Fashion e Cris

Por volta das 15h, a fome batia forte. Fomos para a cidade e fizemos um caminho antigo, que faz parte da Estrada Real, muito lindo.

Estrada Real

Estrada Real

Chafariz São José, construído no ano de 1749

Belezas de Tiradentes

Motos

E mais motos


Bikefest

Samambaias e Orquídeas

A cidade estava começando a lotar e muitas motos já estavam por la.
Escolhemos o Restaurante Tempero da Roça para almoçar e foi uma ótima escolha. Em breve estará no Blog Dicas da Mi. Comida deliciosa e farta, recomendo uma visita.

Aguardando o rango

Autêntico Tutu à Mineira

Realizado tradicionalmente no Largo das Forras e na Praça da Rodoviária, neste ano a festa foi realizada em novo local, no Santíssimo Resort, onde havia uma grande tenda montada, com diversos expositores, como Harley Davidson, Honda, Triumph, Indian, Kawasaki e mais uma porção de outras lojas de acessórios.

Friozinho bom


Charme de lugar

Raridade


Piloto famoso

Ficamos no evento até a noite e o frio começou a apertar. Decidimos então retornar para a pousada, onde ficamos tomando um vinho e batendo um bom papo.

Bora para a pousada

Noite espetacular

Frio, vinho e muito papo


24 de junho - Sexta-feira

Acordamos e o dia estava nublado e gelado. Essa mudança na paisagem foi a coisa mais linda, principalmente para mim, que adoro o frio. O chão estava todo molhado, mas não havia chovido, era apenas o sereno da madrugada.
Tomamos um super café da manhã, daqueles que não dá vontade de parar de comer.

Manhã encantadora e fria

Café de mineiro é "bão dimais"

Logo depois, chegou nosso amigo Marcão, que por motivos de trabalho, veio um dia depois de nós. Ele disse que nunca passou tanto frio em uma estrada, afinal, saiu de madrugada de Campinas.

Marcão chegou!

Samambas reunidos

Após o café, fomos dar um passeio pela cidade e os homens tiveram a brilhante ideia de fazer churrasco. E assim foi feito. Churrascamos a tarde toda e os novos hóspedes motociclistas que chegavam na pousada se juntavam a nós.

E vai sair churrasco
Churras

Salada fresquinha e caprichada

Felizes né?

Colega que chegou de Itanhaém

Demos uma descansada e no começo da noite fomos para o evento. Nesta noite, já notamos que o movimento tinha aumentado. No evento, rolava também o V Festival de Blues & Jazz de Tiradentes, com ótimas bandas tocando ao vivo.

Som de primeira animando a festa

Esse fez sucesso

Cidade lotando a cada minuto

Formigueiro

Nós

Show

Com a cidade lotada, os restaurantes estavam cheios e optamos por jantar no Hamburguer do Zé, que estava bem gostoso.
Demos mais umas voltas e retornamos para a pousada.

Hamburguer do Zé


25 de junho - Sábado

Após uma noite bem dormida, tomamos aquele delicioso café da manhã e decidimos que seria dia de passear. Começamos por São João Del Rei. Fomos para o Centro Histórico. Visitamos a maravilhosa Igreja de Nossa Senhora do Carmo, toda branca por dentro e com detalhes em ouro. Andamos pelas ruas de pedras e paramos no Empório Del Rei, especializado em cervejas artesanais e queijos. O local é incrível, e em breve estará no Blog Dicas da Mi.

São João Del Rei

Igreja de Nossa Senhora do Pilar

Lindo demais

Empório Del Rei

Passeio pelas ruas encantadoras

Samambas marcando presença

Igreja Nossa Senhora do Carmo

Retornamos para Tiradentes e paramos no Pátio Libertas, um local onde estava tendo show ao vivo e cercado por bares e restaurantes, muito bacana. Ficamos por ali um tempo e resolvemos almoçar.

Agito no Pátio Libertas

Música ao vivo, gastronomia e motos

Por sugestão do amigo Marcão, que nos recomendou um restaurante, fomos almoçar em Bichinho, que na realidade é um distrito chamado Vitoriano Veloso, da cidade de Prados.
O caminho até Bichinho foi lindo, todo de pedra e com uma energia muito especial. A culinária e o artesanato são o forte do distrito, que atrai milhares de turistas em qualquer época do ano. Móveis rústicos, tapetes, bordados, telas, fuxicos, esculturas, crochês e muitos outros trabalhos artesanais são encontrados por todo caminho.

Rumo a Bichinho


Estradinha linda

Quase lá!!!

Comércio

Comércio

Nosso destino de almoço, foi o Restaurante Tempero da Angela, que devido a fama alcançada, é comum ter fila de espera quilométrica. Aguardamos uma hora para almoçar, mas a espera foi muito bem recompensada, pois a comida realmente faz jus à procura. Em breve, todos os detalhes no Blog Dicas da Mi.

Fila no restaurante

Comida boa demais

Após o almoço, fomos comprar o famoso doce de leite de Bichinho e fomos convidados pelas senhoras que estavam preparando canjica, para a festa que haveria na igreja à noite.

Festa Junina com muita canjica

Retornamos para Tiradentes e foi impossível chegar perto do evento, tamanho movimento de motos e gente andando pelas ruas. Retornamos para a pousada, pois o dia seguinte era dia de pegar estrada.

Malas prontas


26 de junho - Domingo

Arrumamos as malas, tomamos um delicioso café sem pressa, nos despedimos do pessoal da pousada e pegamos estrada. O dia estava lindo, céu azul e temperatura agradável.

Dia lindo

Passando por Nazareno

Beleza do Rio Grande


Três Corações - Pelé de costas, rs

A estrada estava boa e com pouco movimento. Fizemos uma parada Três Corações para esticar as pernas e tomar um café. De lá, nosso amigo Marcão seguiu viagem para casa.

Belíssimo revelo

Parada em Campestre


Fizemos ainda, mais uma parada em Campestre, para abastecer as motos e seguimos para Poços de Caldas, onde almoçamos no Restaurante do Junior.

Almoço em Poços de Caldas

Nas curvas de Andradas

Retornamos pela linda estrada que passa pela cidade de Arcadas e logo, cada um chegou em sua casa.
Foi mais uma viagem muito gostosa, na companhia de amigos incríveis e na qual, finalmente pudemos conhecer o tão famoso Bikefest Tiradentes, que de acordo com levantamento do Grupo Berg e Production Eventos, responsável pelo Bikefest, o giro financeiro foi 25% superior ao do ano passado e as vendas de motos, acessórios e no comércio da cidade, movimentaram cerca de R$ 12,5 milhões.

Estivemos em Tiradentes, de 23 a 26 de junho de 2016


Curiosidades sobre Tiradentes - MG

  • Distância de Campinas: 477 km
  • Distância de São Paulo: 479 km
  • Inicialmente chamada de Arraial Velho de Santo Antonio
  • Por mais de 50 anos, grandes remessas de ouro extraídas no local, seguiam até o litoral pela Estrada Real
  • Foi tombada em 1938 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional -IPHAN
  • É considerada a cidade mais original do país, com seu patrimônio quase inalterado
  • Aniversário da cidade: 19 de janeiro