Escolhemos Extrema - MG, para comemorar nosso aniversário de casamento e partimos para lá numa manhã de sexta-feira.
2 de junho - Sexta-feira
O dia estava muito bonito, com céu azul e temperatura agradável. Passando o pedágio de Atibaia, na rodovia Dom Pedro I, pegamos um congestionamento monstro, devido a obras na pista. O calor bateu e atrasou um pouco nossa viagem, mas passado esse contratempo, tudo fluiu tranquilamente.
Congestionamento
Logo cruzamos o limite dos estados SP/MG e faltava pouquinho para chegar a Extrema
Divisa de estados SP/MG
Passamos pelo portal da cidade e nos dirigimos ao hotel, que fica localizado em uma área alta da cidade.
Portal da cidade
Para a data, escolhemos o Hotel Villa Lobos, que nos impressionou pela sua estrutura. Após nos acomodar, fomos apreciar a área da piscina e claro, o restaurante. Tudo tão sensacional que até esquecemos que tínhamos que passear pela cidade.
Nossa casa por uns dias
Nossas bodas
Palmito assado
Confortável o nosso quarto
Extrema é dividida em cinco rotas. A primeira fica no coração da cidade, a Rota das Rosas, onde podemos encontrar artesanatos, restaurantes, lanchonetes, hotéis, pousadas e o Santuário de Santa Rita Extrema. Na Rota das Águas, estão as mais belas cachoeiras e a Prainha. Nas Rotas do Sol e das das Pedras, encontramos lindas paisagens e os mais variados serviços oferecidos pelo caminho, com restaurantes e pousadas. A Rota dos Ventos é composta por pedras gigantes, pelo Parque Ecológico do Pico dos Cabritos, entre outros atrativos, especialmente para quem pratica rapel, trilha e voo livre.
As 5 rotas de Extrema
Então lá fomos nós para a Rota das Águas. O caminho é asfaltado por um bom trecho e depois seguimos por terra. Passamos pela capelinha de São Pedro e a certa altura, o barulho da água estava tão forte, que decidimos parar para espiar.
Conhecendo a Rota das Águas
Capelinha de São Pedro
Uma bela queda d'água nos aguardava e o visual era de tirar o fôlego. Ficamos ali um bom tempo apreciando e tirando fotos.
Uma parada para fotos
Seguimos então para a Prainha, que fica na Estrada do Salto, Km 24 e após uns bons quilômetros, chegamos ao belo local.
Delícia de estrada
Prainha
A Prainha é uma propriedade particular e conta com área de remanso perfeita para um relaxante banho de rio. É cercada por muito verde, corredeiras e uma belíssima cachoeira. Possui ótima estrutura de lazer, com restaurante, redes, cadeiras e guarda-sol. Para usufruir dessas comodidades, o visitante paga R$ 10,00 para entrar.
Relax
Tranquilidade
Descanso merecido
Natureza
Pedimos um peixinho frito que foi servido no capricho. Andamos pela propriedade e comprovamos que tudo é muito bem cuidado pelo proprietário Ronan Ranoi, que estava lá e nos contou um pouco sobre a história do lugar.
Porção de tilápia
Após curtir bastante aquela calmaria, retornamos pela mesma estrada e paramos no Empyreo Destilaria - Cachaça Salto do Meio. Com mais de 15 anos de tradição, pudemos degustar os diversos tipos de cachaças produzidas no local e também comprar artesanato, doces, pimentas, café, entre outros produtos. Mesmo de moto, fizemos umas comprinhas com a Nádia, que nos atendeu muito bem.
Empyreo Destilaria
Cachaças para venda e degustação
Ótimo atendimento da Nádia
O lugar é uma delícia, repleto de árvores frutíferas, parquinho para as crianças, banquinho para apreciar o rio.
Na propriedade há também um restaurante e um café, mas como era fim de tarde, já estavam fechados. Uma pena, porém, uma boa desculpa para retornar em uma próxima oportunidade.
Curtindo cada momento
Retornamos então para o hotel, descansamos um pouco e descemos para a área da piscina para escolher onde jantaríamos. O local estava belíssimo, com uma iluminação muito caprichada.
Friozinho gostoso
Belíssimo
A noite estava bem fria, então decidimos comer em uma cantina italiana, a Casa Nostra.
Rondelli com filé
3 de junho - Sábado
Acordamos sem pressa, tomamos um delicioso café da manhã e fomos conhecer parte da Rota dos Ventos.
Em Minas é de lei
O relevo da região é incrível e o dia estava maravilhoso.
Seguimos para a Serra do Lopo, que está localizada no Complexo da Mantiqueira e é formada por um conjunto de montanhas na divisa das cidades de Extrema - MG e Joanópolis - SP. Seu nome vem de Lupus (lobo, em latim) e se refere a grande quantidade de lobos que habitavam a região.
Linda paisagem
A caminho da Serra do Lopo
A Serra do Lopo possui duas rampas para a prática de asa delta e paraglider e o acesso é muito bom, quase todo calçado. A subida também é muito procurada pelos ciclistas e trilheiros.
É um dos pontos mais visitados na região, pois sua vista é deslumbrante, onde podemos apreciar a Represa do Jaguari e as cidades de Joanópolis, Extrema, Piracaia e Bragança Paulista.
Deslumbrante visual
Outro lado
Após contemplar o incrível visual, descemos para conhecer as cervejarias, afinal, Extrema é conhecida pelas suas cervejarias artesanais.
Começamos pela Vallen Bier, uma microcervejaria produtora de 6 tipos de cervejas artesanais. Fomos muito bem recebidos pela Debora e fizemos o tour com degustação. Debora nos explicou todo o processo da produção, desde a cerveja até o rótulo, que por sinal, é um mais bonito que o outro. O local é pequeno e novos grupos de visitantes chegavam a todo momento.
Cervejaria Vallen Bier
Debora, da Vallen Bier
Produção
Mysterium, deliciosa IPA
De lá, fomos para a outra cervejaria, a Extremosa, que fica localizada no Parque Municipal Cachoeira do Jaguari. A Extremosa possui uma ótima estrutura para receber o cliente, com um cardápio de petiscos bem bacana para acompanhar as cervejas. No local, são produzidos 8 estilos de cervejas puro malte.
Cervejaria Extremosa
Produção
Variedade
Após conhecer a cervejaria, fomos passear pelo parque, que é umas das grandes atrações turísticas da cidade. Muito bonito e bem cuidado, possui estacionamento, playground, aparelhos de ginástica, sanitários limpinhos, trilhas para caminhada às margens do rio Jaguari, queda d´água e decks, perfeitos para tirar belas fotos. O volume e a força da cachoeira são impressionantes e por isso, o local não é apropriado para banho.
Mascote da cidade, o Lobo Guará
Parque Municipal Cachoeira do Jaguari
Da Extremosa, fomos almoçar no Restaurante Casarão, que por pouco não pegamos fechado, mas que nos recebeu muito bem.
Comida mineira de primeira
Fomos então conhecer o Parque Municipal Cachoeira do Salto, aberto a visitação pública e também com uma ótima estrutura, com estacionamento, restaurante, lanchonete, lojinha de artesanato, playground, aparelhos de ginástica, quiosques, sanitários, redário, trilha de acesso à ilha e mirantes. A cachoeira não é apropriada para banho, devido a sua forte correnteza, mas nos pontos mais tranquilos, os visitantes se refrescavam.
Olha o Mascote de novo
Parque Municipal Cachoeira do Salto
Retornamos para o centro da cidade, onde estava rolando uma festa junina, cheia de barraquinhas de doces e pratos típicos. Muito animada.
Aproveitamos para conhecer o Santuário Santa Rita de Extrema, localizado na praça.
Festa Junina na praça
Docinhos
Mais docinhos
Santuário Santa Rita de Extrema
Centro
Já no comecinho da noite, voltamos para o hotel, tomamos banho e descansamos um pouco. Não temos o costume de ficar em hotel, mas neste caso, o hotel possui o Restaurante Villa Lobos, que é aberto ao público e muito procurado pelos turistas por sua qualidade e demais atrativos. A cozinha é comanda por dois chefs especializados em comida internacional e o ambiente é super aconchegante. Decidimos jantar no local e optamos pelo buffet especial que estava sendo servido na noite. Há também a opção a la carte.
Jantar no hotel
Delícia de cozinha
Decoração
Na noite, havia música ao vivo em torno da piscina e o clima estava bem romântico.
Fachada do hotel
4 de junho - Domingo
Tomamos um delicioso café da manhã e ficamos um pouco de bobeira na área da piscina.
Bom dia
Canjica
Vida boa
Solzinho para esquentar
Fomos dar umas voltas pela cidade e paramos na loja Bill Extrema Queijos, que oferece uma grande variedade de queijos, doces, pimentas, bebidas entre outros produtos.
Mesmo sem muito espaço nas malas, conseguimos fazer uma boa comprinha.
Comprinhas
Retornamos pro hotel e na entrada uma placa nos chamou a atenção. Ela avisava sobre o almoço. Não resistimos.
Quem resiste?
Sensacional o almoço mineiro, com tudo que mais gostamos. Após o almoço, ainda curtimos um bom tempo o agradável ambiente do hotel e só no fim da tarde fomos arrumar as coisas para ir embora.
Um brinde a nós
Costelinha
Huuum
Sobremesas
Outro ambiente
Gerânios nas janelas
Nos despedimos do paraíso e pegamos estrada para voltar para casa. Essa foi mais uma viagem repleta de bons momentos que será lembrada com muito carinho.
Voltaremos...
Voltando para casa
Estivemos em Extrema, de 2 a 4 de junho e 2017
Curiosidades sobre Extrema - MG
Distância de Campinas: 104 km
Distância de São Paulo: 109 km
É conhecida como o Portal de Minas
Seu nome se dá pela sua localização geográfica, pois é a cidade mais ao sul de Minas Gerais
Possui cinco rotas: a primeira fica no coração da cidade, a Rota das Rosas (artesanatos, restaurantes, lanchonetes, hotéis, pousadas e o Santuário de Santa Rita Extrema). Do centro, o sinaleiro aponta para outros quatro caminhos: Rota das Águas (cachoeiras e Prainha), Rota do Sol, Rota das Pedras (o visitante tem a oportunidade de conhecer outros tipos de paisagem e desfrutar de variados serviços oferecidos pelo caminho por restaurantes e pousadas) e Rota dos Ventos (pedras gigantes e o Parque Ecológico do Pico dos Cabritos são os atrativos, especialmente para a prática de rapel, trilha e voo livre)
Possui diversos alambiques e cachaçarias
Cervejarias artesanais fazem parte do roteiro turístico
O Roteiro Gastronômico de Extrema reúne 13 restaurantes da cidade que servem o melhor da comida mineira
Nenhum comentário:
Postar um comentário