2013 |
2015 |
2017 |
Tomamos conhecimento da convocação para um recall, no qual, segundo a fabricante, será feita a verificação e o reparo dos cilindros internos da suspensão dianteira, em decorrência de possível folga destes cilindros com o componente chamado de mesa superior.
Prontamente, levamos nossa moto na concessionária e para nossa surpresa, nossa moto ficou retida por motivos de segurança, já que a tal folga, estava muito acima do limite permitido.
O tal problema |
Diferentemente do que foi divulgado, "que o atendimento poderia ser agendado a partir do próximo dia 31 de julho e o conserto demoraria cerca de 2 horas", infelizmente, a gigante BMW informou não ter nem previsão para tal reparo, pois não há peças suficientes para atender os clientes e nessa, ficamos mais de um mês sem moto, o que para nós, foi uma notícia lamentável, pois organizamos diversos passeios e principalmente, tínhamos uma viagem programada para Minas Gerais com mais 18 motos, para comemorar o aniversário de 3 anos do nosso grupo.
Ficamos também apreensivos com a revelação, pois tínhamos acabado de chegar de uma longa viagem com nossa moto, e só de pensar que corremos algum risco por esse defeito, nos deixou muito desconfortáveis.
Argentina, julho 2017 |
Sem nenhuma resposta da BMW e sem a possibilidade de ficarmos sem moto por mais tempo, fomos até a Triumph, marca que sempre tivemos bom relacionamento e que generosamente patrocinou por 2 anos as camisetas do aniversário do nosso grupo (formado 99% por BMW).
Despedindo |
Na Triple, escolhendo |
Lá, fizemos o test ride, escolhemos o modelo e a cor da nossa nova moto, que em cinco dias, estava em nossa garagem.
Test ride |
Test ride |
Não tínhamos a mínima intenção de trocar de moto, afinal a nossa estava novinha, mas essa postura da BMW nos obrigou a mudar de ideia.
Pode ser que um dia tenhamos novamente uma BMW, mas hoje, fazemos parte com prazer, da família Triumph.
Na garagem |
E você? Já foi verificar a situação da sua BMW?
Saiba mais sobre o recall:
"A BMW do Brasil convocou nesta quarta-feira (12/07/2017) um recall de 9.589 motocicletas R 1200 GS e R 1200 GS Adventure fabricadas entre 28/10/2013 e 04/07/2017. O chamado envolve a maior parte das unidades da moto vendidas no Brasil, principalmente a geração mais nova, com motor de refrigeração líquida, lançada a partir de 2013.
Atualmente, a linha R 1200 GS é a mais vendida da BMW no Brasil e lidera o segmento das aventureiras de alta cilindrada. O modelo é vendido a partir de R$ 64.900.
Como é a falha?
O motivo é uma falha que pode levar à perda de eficiência da suspensão dianteira e prejudicar a dirigibilidade da moto.
Veja os chassis envolvidos no chamado:
R 1200 GS: de Z133576a ZE62597
R 1200 GS Adventure: de Z200595 a ZG05507
Segundo a fabricante, será feita a verificação e o reparo dos cilindros internos da suspensão dianteira, em decorrência de possível folga destes cilindros com o componente chamado de mesa superior. Tal folga decorre de impactos severos em grandes obstáculos e buracos em alta velocidade, por exemplo, dependendo do modo de condução e tipo de terreno.
O defeito pode levar a vazamentos de óleo, ruídos no sistema de suspensão "e, no pior cenário, a perda da estabilidade da direção", alerta a BMW. "Nessas hipóteses, não se descarta a possibilidade de ocorrência de danos físicos e materiais aos ocupantes da motocicleta e a terceiros."
O atendimento pode ser agendado a partir do próximo dia 31 e o conserto demora cerca de 2 horas, diz a empresa.
Mais informações podem ser obtidas no Serviço de Atendimento ao Cliente BMW (0800 019 7097), de 2ª a 6ª-feira, das 8h às 19 h, ou no site www.bmw.com.br/recall.