Expedição Uruguai - Parte VII (Caxias do Sul, Canela e Gramado)
3 de janeiro - Quarta-feira
Acordamos cedo, tomamos um super café da manhã e às 8h, nos despedimos de São Pedro do Sul.
Bye bye São Pedro do Sul
Seguimos viagem e o dia estava bonito, com o céu bem azul. Às 10h, fizemos uma parada forçada em um Posto da Polícia Rodoviária em Novo Cabrais, pois um inseto entrou no capacete do Beto.
Pequeno inseto
Olha o passarinho
Após retirar a libélula intrometida, aproveitamos para usar o banheiro, que estava bem limpinho. Tiramos foto, bebemos água e seguimos viagem.
Às 11h, paramos na Paragem Kaffee Haus, na cidade de Santa Cruz do Sul. O local possui uma ótima estrutura, com café, lanchonete, almoço e um lindo espaço com objetos de decoração, antiquário e fabricação de móveis de demolição.
Paragem Kaffee Haus
Turistas pagando mico
Decoração
Peças à venda
Tomamos um café, comemos pastel, doce e fomos apreciar as antiguidades, com peças muito interessantes.
Super pastel
Seguimos viagem e por sugestão do casal Paulo e Renata, decidimos parar em Garibaldi, para conhecer uma fábrica de vidros.
Estrada tranquila
Chegamos em Garibaldi e nos dirigimos para a Madelustre - Magia da Luz. A fábrica está em atividade desde 1984 e desperta o fascínio nos clientes, que são convidados a visitar as instalações da vidraria.
Chegando em Garibaldi
Madelustre
São formados pequenos grupos (na ocasião, somente nós seis) e um guia faz o acompanhamento e conta a história do vidro no mundo, assim como suas formas de fabricação pelas técnicas de Murano/Itália - vidro soprado, centrifugado e moldado manualmente.
Nós e o John Wayne
Enquanto tínhamos uma aula de história....
O Junior comia queijo uruguaio escondido
Também conhecemos a supertaça da Fenachamp, que mede 219 cm de altura e faz parte do Livro dos Recordes, como a maior taça de espumante do mundo.
A maior taça de espumante do mundo
2m e 19 cm de altura
Vidro soprado
Depois visitamos o showroom, com peças lindíssimas, como luminárias e acessórios decorativos, conhecidos nacionalmente pela qualidade e design.
Showroom
Peças de decoração
Após a visitação, continuamos nossa viagem. Passamos pelo Pavilhão da Fenachamp, pela Rota dos Espumantes e logo chegamos em Caxias do Sul.
Fenachamp
Chegando em Caxias do Sul
Hotel Super 8
Nos acomodamos, descansamos um pouco e saímos para conhecer a cidade. Passamos pelo Largo da Estação Férrea, no bairro São Pelegrino, famoso pelo cenário artístico e cultural, que ganha vida com espaços históricos, apresentações ao ar livre, música, bares, dança, teatro, gastronomia e várias outras atrações.
Viação Férrea do Rio Grande do Sul
Como era cedo, os bares ainda estavam fechados, então após uma rápida pesquisa, fomos para o Maria da Toca, um bar muito bem recomendado nas redes sociais.
Porção caprichada
Igreja de São Pelegrino
Pelas ruas de Caxias
Após petiscar, por sugestão do nosso cunhado que é de Caxias, fomos jantar na Casa di Paolo, restaurante tradicional que trabalha com culinária típica italiana da Serra Gaúcha, sendo o carro chefe da casa, o galeto al primo canto, com massas e acompanhamentos, além de uma ótima carta de vinhos nacionais e importados.
Hora do jantar, na Casa di Paolo
Fartura
Galeto al primo canto
Optamos pelo Galeto Tradicional, que foi servido à vontade e deixou a todos muito satisfeitos.
Em breve, mais detalhes sobre a casa, no Blog Dicas da Mi
Após o jantar, retornamos para o hotel para uma merecida noite de sono.
4 de janeiro - Quinta-feira
Aproveitamos para descansar e às 9h, tomamos um delicioso café da manhã. O dia amanheceu bonito e um pouco friozinho.
Bom dia
Como os nossos amigos já conheciam a região, nos separamos e seguimos mais cedo para conhecer Canela.
Pegamos uma serrinha bonita e passamos por Nova Petrópolis.
Serrinha
Nova Petrópolis
Linda estrada
Chegamos a Canela e passamos por vários pontos turísticos, como o parque Terra Mágica Florybal, Mundo Gelado, Museu do Automóvel, vinícolas e até mesmo cruzamos com algumas máquinas do Super Carros, que possui 40 carros expostos e disponíveis para drive experience.
Máquinas
Canela: Paixão Natural
Terra Mágica Florybal
Mundo Gelado
Vinícola
Museu do Automóvel
Também paramos para tirar fotos nas flores, pois a encantadoras hortênsias estão por toda parte e fazem parte do cartão postal da cidade.
Hortênsias
Nos dirigimos então para o Parque do Caracol, que fica a sete quilômetros do centro e possui 25 hectares de área.
Para entrar, pagamos R$ 20,00 por pessoa e estacionamos a moto em uma boa sombra.
Entrada do Parque do Caracol
Fomos então para um mirante, ver a Cascata do Caracol, que dá nome ao parque e é o maior símbolo natural da cidade, considerado um cartão postal.
Cachoeira do Caracol
A cascata tem uma queda livre de 131 metros e há uma escada ecológica com 927 degraus que leva até a base da cascata. A água percorre por uma formação basáltica, até despencar do topo. Acima da base, há um espaço para contemplar a vista.
131 metros de queda livre
Na Estação Sonho Vivo, é possível fazer um passeio de trenzinho, no qual durante o percurso, é narrada um pouco da história da colonização italiana e seus costumes.
Estação Sonho Vivo
Passeio de trem
O Parque do Caracol é bem estruturado e tudo muito bem cuidado. Por todo percurso, há placas indicativas que orientam o roteiro do passeio. Há lanchonete, restaurante, área para piquenique e churrasco, playground para as crianças, loja de artesanatos, sanitários e amplo estacionamento.
Parque
Após o passeio no parque, fomos conhecer o centro de Canela, repleto de lojas, restaurantes e muita gente passeando pelas ruas.
Casas de Canela
O trânsito é muito educado, no qual o pedestre sempre tem preferência, desde que atravesse na faixa.
Trânsito educado
Organização
Turistando
Relógio e termômetro
Durante a caminhada, avistamos bem ao fim da avenida principal, uma imponente igreja, então, nos dirigimos para lá.
Ao chegar perto, realmente pudemos conferir tamanha beleza, tanto que em 2010, foi eleita uma das sete maravilhas do Brasil, pelo portal de notícias Terra.
O nome original é Catedral Nossa Senhora de Lourdes (padroeira da cidade), mas é conhecida como Catedral de Pedra. Sua construção é grandiosa e imponente, feita no estilo gótico inglês. Possui uma torre de 65 metros de altura e um carrilhão de 12 sinos de bronze. Maravilhosa!
Catedral de Pedra
Cartão postal
Seguimos então para Gramado, onde iríamos almoçar. Estacionamos a moto e saímos novamente a pé, para conhecer a bela cidade.
Gramado
Linda arquitetura
Muitas flores pela cidade
Para matar as lombrigas do maridão, optamos por almoçar no Restaurante El Cordero, uma churrascaria especializada em cortes de cordeiros uruguaios e cortes especiais de gado.
Foi uma ótima escolha, pois tivemos um excelente atendimento e a comida estava deliciosa. Mais detalhes, em breve no Blog Dicas da Mi.
Delícia de almoço
Costela de cordeiro
El Cordero
Após o delicioso almoço, passeamos pela cidade e paramos para comer um chocolatinho na Caracol Chocolates, loja tradicional da região, com mais de 30 anos de sucesso.
Huuummmm
O chocolate é bom mesmo
Continuando o passeio, o maridão resolveu se despedir da barba e entre tantas barbearias modernas, escolheu a Rama, uma barbearia tradicional, com atendimento super gentil.
Barbearia Rama
Continuamos o passeio e avistei um quiosque de churros. Como não poderia ir embora sem provar um churros gaúcho, paramos para comer (que boa desculpa).
Olha o chuuuuurros
Pessoa feliz
Na volta, já em Caxias do Sul, paramos na estrada em uma barraca para comprar umas frutas. Fomos muito bem atendido e além das uvas e das ameixas, tomamos caldo de cana.
Parada na Barraca Arroio Pinhal
Barraca Arroio Pinhal
Retornamos para o hotel e devido a toda a comilança do dia, não precisamos jantar.
Apenas nossos amigos Junior e Marilza, foram comer capeletti in brodo e ficaram nos enviando fotos para fazer vontade.
Capeletti
Estivemos em Caxias do Sul, de 3 a 5 de janeiro de 2018
Curiosidades sobre Caxias do Sul - RS
Distância de Campinas: 1.053 km
Distância de São Paulo: 999 km
Conhecida como a Pérola das Colônias
É a segunda maior cidade do estado,
A Festa da Uva é a principal festividade de Caxias do Sul, dedicada a celebrar a colonização italiana e reavivar as tradições históricas da comunidade, realizada a cada dois anos, desde 1930
O artesanato caxiense ocupa uma posição importante por representar uma atividade de expressiva repercussão econômica, artística, turística e social. São mais de 2 mil artesãos cadastrados pela prefeitura, muitos deles reunidos em associações
O prato típico da cidade é o galeto (al primo canto), a polenta mole ou frita, e massas como os bigoli e os tortei (trouxinhas de massa embutidas com purê de abóbora), mas outros pratos também são populares, como a sopa de agnolini (trouxinhas de massa recheada de carne de galinha), a salada de radicci com pancetta, a canjica de milho, o crem (tipo de raiz forte ralada conservada em vinagre tinto e usada como tempero de carnes), pães e biscoitos caseiros, a canja de galinha e o risoto
Na cidade, é possível conhecer 6 vinícolas de destaque
Há também castelos, cachoeiras, rios, museus, grutas, santuários ecológicos e cânions
O Vale Trentino é um roteiro com muitos parreirais, cantinas e vinícolas, onde se preservam os costumes e as tradições italianas e pode degustar vinhos, sucos e a gastronomia típica
Ana Rech é um bairro charmoso um pouco afastado da cidade, com pinheiros centenários, belas casas e ruas enfeitadas de flores. Em dezembro, a tradicional Vila dos Presépios movimenta a comunidade com lindos presépios construídos pela comunidade
A igreja de São Pelegrino, foi construída em 1953 e devido a sua importância história e artística, tornou-se uma das grandes atrações turísticas da cidade, sendo declarada Patrimônio Cultural do Estado em 2000
Aniversário: 20 de junho
Estivemos em Canela, em 4 de janeiro de 2018
Curiosidades sobre Canela - RS
Distância de Campinas: 1.185 km
Distância de São Paulo: 1.123 km
Canela: Paixão Natural
O nome da cidade provém de uma árvore, uma grande Caneleira, parada de tropeiros para o descanso, localizada onde atualmente se encontra a praça principal da cidade, Praça João Corrêa
A cidade é conhecida por atrações turísticas como a Cascata do Caracol, o Parque da Ferradura e a Catedral de Pedra
A beleza da Cascata do Caracol tem sido um dos responsáveis pelo desenvolvimento da cidade, que recebe anualmente mais de 2.500.000 turistas
A cidade começou a despontar para o turismo com a abertura de um cassino, no Palace Hotel, em 1944, atraindo visitantes do centro do país e de países vizinhos. No ano seguinte, com a proibição do jogo no Brasil, o turismo sofreu um duro golpe, reduzindo por anos a atividade turística no município
Em julho, acontece a tradicional Festa Colonial de Canela, que completa 25 anos neste ano. Com diversas atrações entre shows artísticos e de danças típicas, reúne a cultura e a gastronomia alemã e italiana do produtor rural do Município
De 18 a 21 de outubro, acontece o Festival Internacional de Bonecos de Canela, que este ano completa 30 anos. O festival reúne artistas de toda América Latina (e até de outras partes do mundo) oferece sessões de espetáculos de teatros de bonecos em diversos locais da cidade, com apresentações de rua gratuitas, que ocorrem na Praça João Corrêa. Destaca-se, também, o Desfile dos Bonecos, grande momento de integração entre bonequeiros, turistas e comunidade
De 13 a 20 de setembro, acontece a Semana Farroupilha de Canela, com vários eventos voltados a comemoração e disseminação da cultura gaúcha, incluindo vários eventos voltados para a história, culinária, palestras e oficinas
Aniversário da cidade: 28 de dezembro
Estivemos em Gramado, em 4 de janeiro de 2018
Curiosidades sobre Gramado - RS
Distância de Campinas: 1.193 km
Distância de São Paulo: 1.131 km
É o maior destino turístico de inverno e de luxo do Brasil, recebendo anualmente 6 milhões de pessoas
O município é parte das bacias dos rios dos Sinos e Caí e é entrecortado por vários riachos, nascentes, cascatas e lagos, além de possuir uma densa vegetação de araucárias e outras árvores nativas
Foi colonizada principalmente por imigrantes alemães e italianos
O comércio é repleto de lojas de artes, artesanato, calçados e bolsas, casa e decoração, chocolate caseiro, couros e peles, floriculturas, malharias, móveis, música, vestuário. Destacam-se também os restaurantes
Festival de Cinema de Gramado é realizado anualmente no palácio dos Festivais. Desde a sua 20ª edição, em 1992, inclui não apenas produções brasileiras, mas também filmes de origem latina, passando a chamar Festival de Cinema Brasileiro e Latino
Em 2011, foi criado o Serra Bier Rota Cervejeira, com roteiro original chamado de 15 Saideiras, que visita três cervejarias de Gramado e Canela: Gram Bier, Rasen e Farol. Os visitantes podem degustar 15 estilos e tem chope liberado na Kombi durante todo o passeio. Aliás, as Kombis são o grande diferencial do roteiro
O Snowland é o único parque de neve do Brasil, e conta com mais de 16 mil metros quadrados de estrutura. São mais de 10 atrações, tanto para adultos como crianças, e que são dividas em temas
Localizada bem no centro da idade, a Rua Coberta é um dos destinos mais famosos e visitados da cidade. São 100 metros de comprimento, cobertos por um teto de vidro envolvido por plantas e flores
O Natal Luz é o maior evento natalino da América Latina e atrai milhões de visitantes todos os anos, com programação bem extensa, começando em outubro e terminando em janeiro. São diversos espetáculos que ocorrem durante todo esse período, sendo o principal deles o Grande Desfile de Natal
A Fonte do Amor Eterno foi inspirada na famosa Fontana di Trevi, de Roma e foi criada para que casais apaixonados eternizem seu amor. Como símbolo, deve ser colocado um cadeado nas grades da fonte, representando a união do casal
Nenhum comentário:
Postar um comentário